terça-feira, 4 de setembro de 2012

Está feito... E agora?

Benfica à deriva?

Axel Witsel e Javi Garcia eram o coração do Benfica... Raça, ambição e qualidade, muita qualidade. Eles no miolo levaram por variadíssimas vezes o Benfica a grandes vitórias. Juntos custaram cerca de 15M de euros e foram vendidos por 60M de euros. Após as suas (excelentes) contribuições desportivas ainda nos encheram os cofres.

Foram valorizados e foram bem vendidos, nada a dizer quanto a isso. O problema que se coloca é outro, Javi foi vendido no último dia de transferências e Witsel já após o fecho do mercado, onde não foi possível acautelar estas (enormes) perdas.

Teremos que jogar a fase de grupo da Champions, a primeira metade do campeonato e algumas eliminatórias das taças, com soluções secundárias ou alternativas (como lhe quiserem chamar), até contratar novamente. Este é daqueles anos que à primeira vista, tem tudo para correr mal. Estamos sujeitos à adaptação de um extremo a lateral esquerdo, que deu raia logo no primeiro jogo, onde bem ou mal, perdemos 2 pontos com 2 erros dessa adaptação, não temos soluções de indiscutível qualidade no banco para o resto da defesa (terão que fazer no mínimo 36 jogos, 30 Campeonato + 6 Champions, sem lesões ou suspensões, se bem que o Maxi está suspenso já para o primeiro jogo da Champions). 
No meio campo a coisa até estava composta, antes das vendas de última hora, Javi era o patrão e o Matic poderia desenrascar em 3 ou 4 jogos, no caso de Witsel um pouco mais complicado de arranjar um substituto com a mesma capacidade, mas era garantia de regularidade, o Carlos Martins podia alternar com o belga e coisa estava safa. De resto, estamos bem servidos, à frente do meio campo temos Aimar, Bruno César ou Gaitán, nas alas mais de meia dúzia e na frente de ataque Cardozo e Rodrigo, a melhor dupla a actuar em Portugal, acrescentando Lima a coisa está mais que segura.

Sabendo que a equipa do Benfica joga 90% dos jogos balanceada no ataque, como é que se vai aguentar para parar as investidas em "contra golpe" dos adversários? Sem um trinco com a qualidade de Javi e um box-to-box como Witsel? Em minha opinião acho que estamos fodidos, este plantel parece que foi preparado por um puto de 10 anos a jogar FM, compra-se em quantidade para o ataque e para o espectáculo, e para a defesa bastam uns putos dos juniores quando os titulares não puderem jogar, não interessa sofrer 3 ou 4 golos, se marcarmos 7 ou 8.

Tenho confiança nos jogadores da equipa B, e penso que teremos lá futuros titulares da equipa principal, mas volto a frisar, futuros

Para terminar, se com este plantel formos campeões, e só isso é que me interessa, tiro o meu chapéu ao Presidente Vieira e ao Treinador Jorge Jesus por este rasgo de génio. E irei publicamente pedir desculpas por ter exprimido o meu desagrado. Grandes vendas e sucesso desportivo é o que se quer.

Em relação às eleições que se aproximam, gostaria que a luta não fosse a 2, mas sim que aparecessem muitos e grandes benfiquistas com soluções inovadoras e de credibilidade para o nosso Centenário e Glorioso Clube. Ao que parece 4ª feira já se sabe o nome do candidato do Grupo da Luz, se bem que até agora encabeçado pelo Bruno de Carvalho, não me parece que vá muito longe. Mas estaremos cá para ver e como se costuma dizer, quantos mais melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário