terça-feira, 21 de julho de 2009

Pré-Época 2009/10


Saudações!

Após o primeiro jogo com o Sion, decidi esperar mais uns jogos para poder ter uma opinião mais consistente sobre o real valor da Equipa e assim voltar a escrever sobre o nosso Glorioso Clube.

O 2º jogo foi contra o Shakhtar Donetsk e o Benfica ganhou o jogo por 2-0 com golos de Cardozo (de cabeça, após centro de Saviola aos 7') e Carlos Martins (livre directo aos 24').
Foi o jogo da estreia de Patric e Shaffer, sendo que o primeiro pouco mostrou (muitos erros...) e o segundo esteve na jogada do golo de Cardozo mostrando pouco mais que isso...
De resto, o que saltou à vista é a falta que faz um trinco de qualidade (soube à pouco do Javi Garcia, a ver vamos...) e desta vez na baliza o Quim não comprometeu e o Moretto defendeu uma grande penalidade, fazendo ainda um punhado de boas defesas, mas mantenho a opinião de que precisamos de um guarda-redes de qualidade inquestionável...

Já em solo português, o Benfica disputou o Torneio do Guadiana, onde competia com Athletic Bilbao, Olhanense e Anderlecht.

No primeiro jogo o Benfica defrontou e derrotou o At. Bilbao por 2-1 e a qualidade de jogo esteve longe da demonstrada nas partidas efectuadas na Suíça.
O Benfica sofreu golo aos 16' por Toquero, num lance em que Cardozo coloca em jogo o jogador basco, que fugiu à marcação dos centrais encarnados, desviando de cabeça um cruzamento da direita. Moretto voltou a fazer das suas, ficando sobre a linha de baliza, quando Toquero cabeceou, à entrada da pequena área, zona em que ele tem de dominar. Na segunda parte, entrou Moreira e foi decisivo ao negar o golo a Muniain, que seguia isolado, aos 78'.
Relativamente à questão dos guarda-redes, mantenho a minha opinião, mas a ser um destes 3, parece que Moreira começa a levar alguma vantagem...
Na segunda parte, o Benfica já esteve mais perto do seu real valor, com Saviola e Coentrão a destacarem-se. O português assistiu o argentino nos dois golos que viraram o marcador. Duas bolas paradas de Coentrão, um livre e um canto, e Saviola ao segundo poste a finalizar.
Depois de conseguir a reviravolta no marcador,o Benfica esteve sempre mais perto de dilatar a vantagem do que os bascos do empate. Cardozo esteve perto de apontar um golo monumental, num chapéu ao guarda-redes, a cerca de 70 metros da baliza, naquela que foi a oportunidade mais vistosa e flagrante.
Deste jogo, destaco a capacidade de inverter um resultado negativo e a entrega dos jogadores encarnados, apesar da dureza dos trabalhos a que têm sido sujeitos.

Na final do Torneio do Guadiana o Benfica defrontou o FC Porto B... Perdão, defrontou o Olhanense e venceu por 2-1.
Na 1ª parte, destaque para o penalty (muito duvidoso) que Cardozo não conseguiu converter, com B. Veríssimo a conseguir defender.
O Olhanense colocou-se na frente do marcador aos 62' através de uma grande penalidade (mal assinalada), convertida por Ukra. A resposta do Benfica apareceu no minuto seguinte, com Cardozo a facturar efectuando uma bela rotação dentro da grande área, após cruzamento de Aimar desde a direita.
Aos 92' Miguel Vítor oferece a vitória no Torneio ao Benfica marcando de cabeça, na sequência de um canto batido na direita.

Após esta série de jogos, Moreira é o guarda-redes que ainda não sofreu qualquer golo, com os colegas Moretto e Quim a oferecer "frangos" aos adversários. Parte na frente, na corrida pela titularidade.

No centro da defesa, apenas se pode concluir que M. Vítor e Roderick são opções válidas para o plantel benfiquista, uma vez que se mantêm as ausências de Luisão, David Luiz e Sidnei. Penso que se o Benfica não vender ninguém do eixo da defesa, o Roderick deveria ser emprestado para ganhar ritmo na Liga Sagres (volto a dizer que Setúbal seria muito bom para ele...).

Na faixa lateral direita, Maxi está de pedra e cal, com Patric a ter uma boa oportunidade para aprender e adaptar-se ao nosso Campeonato, espero que possa crescer calmamente.
Na esquerda, Shaffer deixou bons apontamentos, assim como Sepsi (veremos quem é o escolhido por Jesus). Na minha opinião, Jorge Ribeiro pode fazer as malinhas e pôr-se ao caminho (nunca deveria ter vindo!).

No meio campo apenas a posição 10, está definitivamente entregue, com El Mago Aimar a pautar todo o futebol encarnado. No lado esquerdo, Di Maria não pode adormecer, uma vez que Fábio Coentrão está um homem feito e promete não dar descanso ao argentino.
Na direita, espera-se que Ramires agarre o lugar e não mais o largue (veremos se é inquestionavelmente bom, de modo a não dar hipóteses a Carlos Martins, Rúben Amorim, Urreta, Balboa e afins...).
No vértice mais recuado do losango, vamos ter de esperar para ver o que o futuro nos reserva, para observar Javi Garcia (7 milhões é muita fruta...) em acção, uma vez que o Yebda não entusiasma ninguém...

Na frente Cardozo e Saviola pegaram de estaca, mostrando boa dinâmica, com Nuno Gomes, Pedro Mantorras e um outro que está para chegar (dizem eles...) à espera de uma oportunidade para se intrometerem na dupla Cardiola (ou Saviozo, como preferirem...).

Abraços!

1 comentário:

  1. Bem haja! 8 dias sem escrever é muito tempo. Bom post, agora cozinha lá qualquer coisinha acerca dos nossos ultimos reforços!!

    ResponderEliminar